domingo, 17 de fevereiro de 2008

dia dos namorados: consumismo e hipocrisia?

venho um pouco atrasado, eu sei, mas não tive paciência para escrever...

mas, já desde dia 14, o famoso 'dia dos namorados', ou 'dia de s. valentim' que me tenho lembrado da estupidez da existência de um dia especial para os namorados. é que, sinceramente, só existem visões estúpidas para tal dia. se temos um namorado/a, penso que não será só nesse dia, pois não? e temos que gostar mais dessa pessoa neste dia que nos outros, é? ou este dia é apenas um pretexto consumista para se ter que oferecer algo à nossa cara-metade? se for para isso, não será também muito mais agradável e engraçado oferecer algo à nossa namorada (como homem e heterossexual, centro-me agora no feminino, mas isto é aplicável aos dois casos) num dia ao acaso, de forma a ser realmente uma surpresa?

este dia com a troca dos presentes entre namorados é tão estúpido como a troca de presentes no natal. é um pretexto para gastar dinheiro, que a indústria decidiu transformar a partir de cerimónias religiosas como é o natal, a páscoa e até o dia de s. valentim. quando foram criadas não passavam disso: cerimónias religiosas. e agora? agora são dias em que fica mal se não dermos nada aos outros.

ah, depois há a história das cartas. isso então é do mais estúpido que há. até posso dar o meu próprio exemplo: recebi uma carta de alguém que não sei quem é (falta de coragem) a dizer aquelas lamechices do costume e no fim: "ass: um grande amor" (acho particular piada à forma como isto é abreviado, tendo em conta que a língua portuguesa está cada vez mais virada para o inglês). e no meio diz aquelas cenas mesmo à cobarde: "sei que não gostas de mim, provavelmente nem sequer sabes quem sou(...)" então mas como merda haveria eu de saber quem ela é se não assina?? mas pronto, não quero de forma alguma culpar a autora desta carta nem de todas as outras que milhares de pessoas recebem neste dia, até porque é normal, mas quero sim culpar a própria tradição, que é estúpida e que não faz qualquer sentido.

assim como também não compreendo a existência de um dia da mãe ou do pai, e coisas desse género.

bem, mas há tantas coisas estúpidas, não é versade? esta é só mais uma!

como dizem os wraygunn e muito bem:
«love letters from a muthafucka!»

4 comentários:

Unknown disse...

Tens razão.

É um dia tão "aparvalhado". Quando amas alguém não estás à espera de 14 de Fevereiro para lho dizer ou para ser um grande dia. É apenas mais um "aspirador" de dinheiro em rosas, peluches e merdas do género.

O amor só o é se for todo o ano.

O único dia deste género que compreendo minimamente é o da criança.

Abraço V. ;D

telma disse...

para mim é dos dias mais pateticos do ano =D
é ridiculo haver um dia para comemorarmos o amor. e isto tudo para que? comprar daqueles peluches super foleiros? uau. entao assim vale a pena.

btw, gostei do blog :D *

rita rente disse...

o dia dos namorados é puro markting. e foi inventado pela swatch.

Anónimo disse...

É realmente para quem ama de verdade não existe data especial para demonstrar o seu amor.Com relação as cartas, para os namorados é mais uma forma de demonstrar carinho e sentimentos(mais uma de mil formas que existe). Meu aniversário de namoro cai justamente na semana desse "dia" e há sim motivos para comemoração, não necessariamente relacionados ao consumismo e hipocresia.Quem namora ou é casado sabe qual é a essência desse dia e de tantos outros que são relacionados a isso. Sou a favor completamente da comemoração especial, mas não de uma forma especifica para presentear e consumir. E não vamos ser hipócritas em não assumir que, um gesto de carinho da pessoa amada não mexe com os ideais de qualquer pessoa conservadora. A tradição esta ai e sempre vai estar, entrando nesse "jogo" ou não.

Natalia,
Compromissada há tres anos.