domingo, 10 de fevereiro de 2008

ovos, lactos, vegans, e mais o quê?

algo que já há um bom tempo me tem fixado a atenção é o vegetarianismo. as razões de ser vegetariano, vegan, ovo-lacto vegetariano, por aí além.

e sim, estou a pensar em fazer a transição, mas para que tipo de vegetarianismo?

para quem não sabe, um vegan é alguém que não consome nem utiliza (em roupas, etc.) produtos animais. nem mesmo mel. não cosomem ovos, lacticínios, e, obviamente, peles, carnes e peixe. em contraste, um ovo-lacto vegetariano é aquele que não come carne nem peixe, no entanto consome lacticínios e ovos (excluindo ovas, como o caviar, que envolvem matar os peixes).

e eu estou a pensar mudar para ovo-lacto vegetarianismo. e porque não vegan?

para além de não ser uma dieta tão restrita como o veganismo ou o frutanismo, é verdade que beber leite não implica matar os animais, e o contra-argumento dado pelos vegans é que o leite que estamos a consumir poderia ser utilizado para alimentar as crias. ora, na minha opinião isto não faz sentido, uma vez que o leite chega para nós e para as crias. mas há o contrapeso que as indústrias de lacticínios causam sofrimento aos animais, uma vez que estes estão em estábulos presos e que acabarão por ser mortos para fabrico de carne. sendo assim, um ovo-lacto vegetariano não consome qualquer leite (ou lacticínio) mas sim leite biológico (ou queijo biológico, iogurtes biológicos, etc.). depois há a questão dos ovos. ovos de galinha, por exemplo. os vegans dizem que ao comermos um ovo, estamos a evitar que o pinto possa nascer. ora, por esse lado não poderíamos usar preservativos, uma vez que o sémen poderia ser utilizado para uma criança nascer. mas eles acrescentam mais: dizem que um ovo já possui células e que, por conseguinte, um ovo já é um ser vivo. e pode parecer estranho, mas é verdade e está provado cientificamente, pois este se desenvolve. mas e então? as àrvores também são seres vivos e os vegans usam móveis de madeira. e comem fruta. mas estas discussões são sempre muito complexas, e há sempre contra-argumentos para todo o argumento que se possa arranjar.

já não vale a pena é discutir porque é que, adoptando uma dieta como esta, não se come carne nem peixe (acrescento que deixar de os comer reduz drasticamente as probabilidades de cancro e doenças de transmissão animal, para não falar na gordura), nem se vestem peles...

mas uma transição como esta não pode ser feita sem informação, não podemos deixar de comer carne e peixe se não soubermos substituir todos os benefícios que estes nos dão, para além que será necessário uma alimentação muito mais variada, como comer em maior variedade e em quantidades superiores (que as que uma pessoa come com uma dieta comum) grãos, fruta, vegetais e cereais. os lacticínios não se devem aumentar demasiado na quantidade nem na diversidade, mas também não se devem esquecer. há casas especializadas em vegetarianismo e livros que te podem ajudar a fazer a transição caso estejas interessado. e eu vou seguir esses livros, mas daqui a um ano, quando for para a universidade, pois no local onde vivo neste momento não é desenvolvido o suficiente para ter cantinas/restaurantes com pratos vegetarianos, e não podemos simplesmente limitar a deixar de comer carne e peixe.

isto é só uma opinião, e tal como disse no meu artigo anterior sobre o racismo, as razões que nos levam a fazer algo variam de pessoa para pessoa, isto é a minha opinião e haverá sempre amigos que através das conversas de café podem ajudar a completá-la. agora, depois deste testamento, vou-me despedir. até amanhã.

3 comentários:

Anónimo disse...

maravilhas-me com esses desenhos tipo exploding-dogm que numa fase da minha vida me diziam muito sobre formas de encarar a realidade ou irrealidade que nos rodeia, e além de que me explicavam situações que milhoes de palavras nunca descreveriam.

"Pensar é estar doente dos olhos"...
Apreciar a arte é a cura...
Mistérios da vida :)

Plasticine disse...

No fundo, não comer carne e peixe porque estamos a fazer mal aos animais não faz muito sentido...porque ao comermos vegetais também fazemos mal às plantas. Sei que o sentimento de ver um animal morto não é igual ao de ver uma planta morta, mas como disseste, dá que pensar... no entanto, sendo ou não vegetariana nunca apoio as peles de animais nos mais variados objectos assim como não aprovo o abate desmesurado de árvores.
Por fim, se me tornasse vegetariana era pela minha saúde...talvez me torne um dia.

=)

akirèd disse...

Plasticine. talvez me tenha esquecido de referir algo importante qu emuita gente desconhece.

porque é que achas que alguns vegetarianos comem só peixe e não carne?

porque os peixes não têm um sistema nervoso tão sofisticado. e as plantas simplesmente não o têem. logo, não sentem sofrimento, ao contrário de os animais.

o sentimento de nós vermos um animal morto ou uma planta não é a questão, a questão é os sentimentos destes.

percebes?

até logo, beijinhos, e obrigado!

ah, e sim, ser-se vegetariano faz muito bem à saúde, e h´gente que o faz só por causa disso...